A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e conhecer!
O Sindicato Nacional de Professores, sob a sigla SINPROF, foi fundado em 13 de Julho de 1996.
Diante das constantes reclamações da classe trabalhista, sobretudo do sector da educação, resultantes de uma forte depreciação do status social e da perda do poder de compra, os professores das várias partes do país começaram a manifestar a vontade de fazer frente ao governo, por este não mostrar vontade de resolver os problemas considerados prementes, na época – década de 90. Foi assim que em cada província, aqueles que eram mais destemidos mobilizaram outros grupos e criaram-se então as primeiras comissões em algumas províncias que passaram a chamar-se SINPROF Huíla, SINPROF Bengo, por aí adiante.
Fruto das dinâmicas imprimidas pelos seus percussores, as denominações provinciais ganharam um certo protagonismo, com realce a província da Huíla, e o SINPROF ficou sonante em quase todas as províncias do país. O facto fez com que se optasse por uma espécie de coordenação das actividades.
Em 1996 realizou-se a primeira assembleia constitutiva, em Luanda, e desde aquela data – 13 de julho – o SINPROF passou a denominar-se Sindicato Nacional de Professores e as unidades provinciais passaram a chamar-se Secretariados Provinciais.
Na província da Huíla, dos percursores desta agremiação sindical, destacam-se os professores Manuel de Victória Pereira, Abel Pedro, Mafalda Ngueve, Emília Diamantina João, Francisco Adão da Costa, José Nahambo, que fizeram com que a Huíla se tornasse no baluarte deste prestimoso sindicato.